segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Como se tornar um professor nota 10 !!


Para se tornar um professor nota 10, você deve instigar a criatividade dos alunos, ser criativo, ter conhecimento dos conteúdos e investir na formação continuada.

Tais experiências conduziram esta reflexão sobre conflito entre uma formação que objetiva padronizar comportamentos por parte dos professores, os quais devem reproduzir conhecimentos já elaborados por outros e desafio de criarem novos pensares com base em conflitos e diversidades presentes na sala de aula. Este artigo parte das experiências que acumulamos durante nossas atividades como professores de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia nos cursos de Licenciatura da UNESP (SP), da UNIOESTE (PR) e da UFGD (MS). Por exemplo, em aulas presenciais aluno pode tirar dúvidas direto com professor em sala de aula, mas não podemos deixar de dar créditos a professores que estão em busca de oportunidades digitais.

Uma vez que os professores em estudo assumem que têm em linha de conta, estas duas competências (6 e 7) nas suas tarefas, enquanto profissionais do ensino, todavia não as julgam de igual modo, essenciais ao desempenho da actividade docente. Atendendo às duas barras que correspondem às competências gerais que os professores julgam essenciais ao seu papel (coluna azul) e às competências específicas (coluna vermelha) que assumem nas suas tarefas enquanto profissionais do ensino, depreende-se que os valores a elas associados, são praticamente idênticos para as competências assinaladas com os números 1, 8 e 10. Ou seja, estamos a falar das competências «Organizar e Dirigir Situações de Aprendizagem», «Utilizar as Novas Tecnologias» e «Administrar a sua Própria Formação Contínua», respectivamente. Todas as atitudes que os professores possam ter sobre os alunos, influenciam directamente ou indirectamente as suas vidas escolares.

Participar na administração da escola é uma competência geral que abrange um conjunto de competências específicas, tais como: elaborar, negociar um projeto da instituição; administrar os recursos da escola; coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros; organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos. E neste contexto, refletindo sobre a situação em que os docentes em Portugal se encontram, após uma década passada do século XXI, que decidimos procurar entender que competências julgam os professores essenciais ao desempenho da sua atividade, como profissionais do ensino e peça fundamental do puzzle educacional. No último mês, NOVA ESCOLA recebeu uma série de relatos de professores recém-formados aos 40 anos que estavam fora da sala de aula, muitas vezes funcionários concursados das escolas, mas sob cargos de limpeza, monitoria ou merendeiros.



A premissa básica é de que os professores são, por definição, profissionais altamente educados que realizam melhor trabalho possível nas escolas”, diz educador finlandês Pasi Sahlberg. Estado finlandês investe ainda cerca de USD 30 milhões a cada ano para desenvolvimento profissional de professores e diretores de escola, através de cursos universitários e programas de reciclagem. É esta, dizem os finlandeses, a melhor forma de atrair profissionais jovens e talentosos para a carreira de professor nas escolas públicas.

Processo de ensino permeia todos os níveis de nossas vidas e da sociedade e, ao olharmos para qual é papel do professor em sala de aula, devemos ter em mente não mais a idéia de formação de sujeitos aptos a atenderem às exigências do mercado - como mão-de-obra especializada e/ou consumidor.



Leandro Karnal

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