segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Como amar ser professor ??


Ser professor de português no ensino fundamental: Nesse momento da escolaridade, é necessário ajudar os alunos a obterem conhecimento das regras gerais do português (gramática, conjugação…) mas também de ensinar a ter um espírito de síntese e a estruturar textos e suas ideias, um dos meus alunos decidiu ser professor online e iniciou seu site ensinando a como abrir uma loterica.

Os salários estagnados e aumento de conteúdo a ser ensinado em menos tempo de aula levaram recentemente professores e alunos a saírem às ruas para exigir fim dos cortes orçamentários que causaram problemas de infraestrutura em algumas escolas. Muitas pessoas que sentem vontade de seguir carreira dando aulas em turmas de ensino superior, após a graduação, seguem a formação através de especializações, mestrado e doutorado, para então chegar às salas das universidades para ensinar. Entretanto, acredito que a melhor forma de expressar meu respeito e carinho aos futuros professores do Brasil foi a dedicação que sempre tive aos meus alunos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tenho feito isso não só escrevendo artigos de opinião em defesa do professor e de sua carreira, mas participando de debates nacionais sobre tema e propondo projetos e programas aos órgãos de governo para melhorar a formação e valorização do professor no Brasil, como é caso do programa Quero ser Professor”, sugerido ao Ministério da Educação. Muitas vezes as aulas de educação física e de arte são dadas pelos próprios professores de sala. As únicas soluções disponíveis para professores é ensinar apenas alunos do sexo masculino, ou desistir da profissão”, disse ele.


De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2014, número de professores universitários cresceu 36% na última década e volume de alunos matriculados neste nível de ensino, cresceu mais de 80%. Então acredito que ser professor envolve um conjunto de competências, a saber: 1) a competência humana, ou seja, a capacidade de se relacionar e estimular perspectivas de construção, 2) a competência cognitiva, que é estimulo à aprendizagem, aprimoramento da inteligência, a construção do conhecimento propriamente dito, 3) a competência metodológica, que se refere às estratégias utilizadas para desenvolvimento da atividade docente e 4) a competência didática, que é a forma como você consegue expor e transmitir conteúdo para os alunos. Recentemente, foram convidadas a participar das aulas especiais a ex-aluna da FAE, Cristieli Miranda de Almeida, que falou sobre a sua formação acadêmica e profissional; a formanda Petrine Ariane de Souza, que contou sobre sua interessante trajetória como estagiária em diversas áreas da Pedagogia e também em relação à sua atual participação na formação continuada dos médicos de um hospital de Curitiba; e da aluna Nicolli Balzan, que auxilia na organização do FAE Sênior - programa de educação para a terceira idade.

Quanto a obter prestígio, esta é uma conquista que ocorre em sala de aula, não importando para os alunos as outras atividades do professor. Para se tornar um professor nota 10, você deve instigar a criatividade dos alunos, ser criativo, ter conhecimento dos conteúdos, investir na formação continuada, entusiasmar, elogiar, ser objetivo, claro, preciso, oportunizar condições de produtividade, de descobertas, entre outros.


Mario Sergio Cortella

Nenhum comentário:

Postar um comentário